18 março 2008
Arte e Sabor Mosense no Desfile Etnográfico
Foz Côa saboreou a tradição, nas “Bôlas de Azeite” das Mós.
No desfile etnográfico da XXVII Edição da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais realizado no passado dia 9 de Março em Vila Nova de Foz Côa, a arte e o sabor mosense estiveram de mãos dadas nos dois carros alegóricos apresentados pela Associação de Cultura e Recreio “As Mós”.
“As Mós em Miniatura” e “A Bôla de Azeite”, dois carros carregadinhos de simbolismo, conquistaram rasgados aplausos aos milhares de visitantes que enchiam nesse domingo as ruas de Foz Côa e acabariam por merecer do júri, entre os 34 carros participantes, a classificação de Bom e de Muito Bom.

- Oh! Minha tia dê-me uma bôlinha!... Alguém rogava o prazer de uma bôla de azeite esperando vir a ser uma das contempladas já que era sabido elas não chegavam para todos. O Escano (onde gozando o serão iam sentados o Ti Adriano, o Rui Solteiro e a Tia Amélia Ferreira com o “menino” ao colo), o Alqueire (que também serviu de berço), o Cesto de verga (aqui cesto de lenha), o Fumeiro (pendurado na chaminé elaborada pelo Ti Acácio Barandas), e as Mantas de Farrapos (espalhadas no soalho), faziam parte deste quadro tradicional que tanta atenção despertou no público.
No fim, para que a festa continuasse, convidaram-se os amigos para a merenda. Aí, ainda que a tarde estivesse fresca, outros sabores se juntaram. Acenderam-se os corações... E celebrou-se a amizade.
Juntando a este o êxito que foi o stand instalado na ExpoCôa 2008, fica para a história uma das mais brilhantes participações da A.C.R. “As Mós” na Festa da Amendoeira em Flor.