10 janeiro 2008
As Fogueiras de Natal e Passagem de Ano
Ainda que sem o entusiasmo dos tempos antigos, onde a presença e o voluntariado juvenil eram notórios, nas Mós, a chama da tradição manteve-se acesa com as fogueiras de Natal e Passagem de Ano.
O Terreiro, habituado às mais variadas manifestações culturais realizadas na aldeia, ao ver arder a pilha de lenha colocada em local apropriado pela junta de freguesia, foi testemunha do empenho doado a tal tarefa e tornou-se cúmplice do bairrismo daqueles que, resistindo à modernidade dos tempos, vão conservando, religiosamente, a vontade cultural de amar a terra.
“As fogueiras já não são o que eram!... Que gozo me dava ir à lenha para as fogueiras de Natal e Passagem de Ano!... Que saudades daqueles tempos em que éramos muitos e que a grande maioria partilhava da mesma opinião que eu!... Agora são poucos e, desses poucos jovens que ainda têm a coragem de por aqui ficar nesta época natalícia, só alguns mantêm esse espírito de missão. Em muitas das nossas aldeias quem vai mantendo esta tradição secular são as instituições que tomam a iniciativa de “manter a chama acesa” neste período festivo.”
Quem assim falava era o engº Carlos Correia, presidente da junta de freguesia das Mós, enquanto nos entregava as fotografias das fogueiras.
Comments:
<< Home
um bom ano para todos os mosences,kas fogueiras de natal nao acabem komo todos os convivios k tem feito.saude p o sr. C.PEDRO P K CONTINUE O BOM TRABALHO K TEM FEITO.
LINA BARATA
VIEIRA DO MINHO
Enviar um comentário
LINA BARATA
VIEIRA DO MINHO
<< Home