11 março 2008

Passeio Pedestre das Mós 2008

O Passeio dos Resistentes

Desta vez o mau tempo não originou o adiamento do passeio pedestre das Mós

Levando por companhia a chuvinha que caiu na manhã do domingo dia 24 de Fevereiro, 30 resistentes resolveram, mesmo assim, efectuar a caminhada marcando encontro com a natureza e partilharam entre si a beleza paisagística do VII Passeio Pedestre organizado pela Associação de Cultura e Recreio “As Mós”.
De todos os percursos, o deste ano, seguramente, foi aquele que proporcionou maior quantidade de amendoeiras em flor e, por isso, a beleza encontrada recompensou o esforço dos caminhantes.
Reconhecendo a qualidade do evento, muitos foram os interessados a efectuar o passeio mas por causa da chuva acabariam por não participar. Ficando na aldeia, aproveitariam o tempo até à hora do almoço numa visita guiada aos lugares mais apetecidos como por exemplo ao miradouro de Santa Bárbara.
Antes da saída da aldeia pelo caminho do Atalho viram-se acenos de mão de alguém que saudava os participantes, era a certeza de que os que ficavam, porque presentes em espírito, iriam também na caminhada.
Quando para atalhar caminho houve necessidade de atravessar uma propriedade, o “castigo” encontrado pelo dono foi brindar a malta com um mata-bicho de bolachas e vinho-fino servido na casa de campo onde arrecadava também as máquinas agrícolas. Depois da pequena pausa, e porque o caminho se faz caminhando, o objectivo próximo era a vizinha aldeia de Murça.
Os guarda-chuvas atrapalhariam os movimentos aos que fotograficamente, como nós, quiseram registar o momento para mais tarde recordar, mas o que mais incomodou foram as gotículas de chuva que se depositavam na lente da máquina, pois, além da perda de qualidade, originaram umas nódoas brancas bem visíveis em algumas fotos.
Não se pense, porque chovia, em caminhos enlameados, de quando em vez eles pareciam atapetados de branco pelas pétalas que perfumadamente as amendoeiras iam largando como que a amenizar a caminhada.
Valemampaz… Penafria… Murça… Caminho Velho… serão lugares sobejamente conhecidos para os mosenses mas são-no agora, marcadamente, para os resistentes do passeio, a recordação de um dia inesquecível.
Quando na nascente do Escorregadoiro alguém lembrava o tempo em que a água faltava nas Mós, era já tempo de terminar o passeio. O almoço esperava por todos no salão da junta de freguesia.
[ ver fotos ]

Comments:
Valeu a molha...
 
Que pena não me ter tido conhecimento da caminhada: Passeios pedestres, montarias,Belo!
Obrigada Carlos pela gentileza. Ando pouco assídua, eu sei. Bjs
 
Pois foi... um óptimo passeio!
Carlos Pedro: Já coloquei fotografias no meu site (www.brancasilveira.com). Estão em Amendoeiras_2008

Um abraço

Branca
 
Tive muita pena este ano nao poder ir ao passeio.Adorei o passeio á sr.da VEIGA O ano passado e o conbivio com as pessoas das Mós.M saude ao s. carlos Pedro pelo trabalho K tem feito.lina barata
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?