26 novembro 2007

Magusto 2007

"Pelo S. Martinho, mata o porquinho, assa castanhas e bebe o teu vinho"
Foi assim nas Mós...
Como estava previsto no calendário de actividades, a ACR "As Mós" levou a efeito no dia 10 de Novembro o tradicional Magusto de S. Martinho. Este ano, com a novidade da matança do porco, a festa começou mais cedo e prolongou-se por todo o dia.
Entre a manhã e o jantar, entre o paladar do almoço e o requinte da sobremesa num arroz doce de primeira, entre o calor de um sorriso e um ferrete na cara elaborado por um amigo, entre um copo de tinto e uma fêvera no pão, perto de uma centena de convivas passou pelo salão e recinto da Junta de freguesia.
Mas se as castanhas assadas eram motivo para a concentração, já o resultado encontrado foi a alegria que advém da celebração da amizade e do amor à terra, onde a própria vontade acaba por conferir o gosto e o fulgor a confrater-nizações deste género.
Momentos únicos que contribuem para o enriquecimento pessoal e colectivo... No final, quando o silêncio das horas deixou chocalhar a vontade, entre outras cantigas de um repertório improvisado, com espírito mosense cantou-se em coro: - Somos das Mós, com amor nós a trazemos... a nossa terra, mais que tudo, é paixão…
[ ver fotos ]

Comments:
Feliz do povo que tem gente que faz da amizade uma festa!... Parabéns Carlos.
 
Estive no mês de Novembro nas Mós. Terra linda, sublime, à qual o Douro se ajoelha...
Montes e vales que nos olham de frente, nos dão força para ir mais longe, para sermos mais genuínos e puros, como as gentes simples de Tras-os- Montes...Vim de lá com o coração cheio de vida e o pensamento convicto que vou voltar.
Vou voltar para abraçar o mundo...
Vou voltar para recuperar tempos que esgoto e mutilo no dia-a-dia...
Vou voltar para dar um grande abraço de amizade e gratidão ao Carlos e à Carmo.
Obrigada pelas pessoas que são e pelo trabalho que desenvolvem.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?