01 outubro 2007

A Festa das Mós - 2007

Três dias intensos de animação, os que se viveram na Festa das Mós.

Com um fabuloso e variadíssimo espectáculo musical, de luz, cor e divertimento, proporcionado pelo Grupo TEKOS na noite de sexta-feira, começou da melhor forma a Festa das Mós - 2007. Este agrupamento, actuando pela terceira vez na festa das Mós, contagiou e maravilhou toda a gente com a sua qualidade e profissionalismo.
De forma inovadora, a organização preparou este ano uma quermesse que foi concedendo prémios ao longo dos três dias da festa. Alguns deles, de tão bizarros, acabariam por adicionar motivo de galhofa no Terreiro.
A animação de rua da Tuna Académica de Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto; a tradicional procissão de recolha de andores e oferendas acompanhada da Banda de Música de Felgar pelos quatro cantos da freguesia; o concerto da Banda no terreiro; a exposição de veículos tunning pelo Club MC Tunning da Mêda no largo do tronco; o fogo-de-artifício lançado à meia-noite e o baile popular ao som da Banda Atlântida, repartiram entre si o preenchimento e a animação de todo o dia de sábado.
Já o domingo, dia de todas as vontades, começou com a arruada da Banda Musical pelas ruas principais. Ao meio dia, a missa dominical em louvor da Sra. da Soledade abriu as festividades religiosas que haveriam ser completadas mais tarde na majestosa procissão com várias figuras bíblicas em volta da freguesia e, depois, com a procissão de recolha do Santo António à capela. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mêda, após ter tomado parte na procissão, exibiu-se com várias coreografias de belo efeito arrancando do povo fortes aplausos. Por sua vez, a Tuna de Biomédicas fez a sua actuação dividida em duas partes: a primeira, em palco, antes da procissão, num espectáculo bem conseguido, com graça, em bom ritmo, deliciando o público que enchia o Terreiro; a segunda, depois do Santo António, no chão, numa actuação mais familiar, mas com o mesmo encanto.
À medida que a tarde de domingo ia chegando ao fim, o pensamento mosense adejava no desassossegado encanto da Volta ao Povo. Numa euforia contagiante, igual a si mesma, ela acabaria por marcar o coração de todos os participantes. A presença alegre da Tuna de Biomédicas, que durante dois dias emprestou um colorido diferente à aldeia contribuindo para o êxito da Festa 2007, também aqui se fez notar e, com um maravilhoso sentido de humor, brindou a noite com a encenação graciosa de uma Serenata que dedicou à “senhora do manto”. Pela espontaneidade, foi um momento mágico que fez festa dentro da festa que é a Volta ao Povo.
Já no terreiro, aplaudiu-se o comportamento e o brilhantismo da Banda de Felgar naquele que foi o seu baptismo na Volta ao Povo das Mós.
Com o baile popular abrilhantado pelo conjunto MITO, o resto da noite de domingo haveria de proporcionar aos mais envergonhados a derradeira oportunidade de ensaiarem um pezinho-de-dança despedindo-se assim, em beleza, de uma festa que se impôs pela qualidade. Esforçadamente… a manter a tradição !
Assim, a festa das Mós, não morrerá.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?