19 março 2006

V Passeio Pedestre das Mós

À segunda foi de vez… O V Passeio Pedestre das Mós integrado na Quinzena da Amendoeira em Flor, agendado para o dia 19 de Fevereiro e que por causa da chuva tinha sido adiado, realizou-se hoje dia 19 de Março.

O dia amanheceu cinzento, mal-humorado, como quem acorda duma noite mal dormida, mas isso não constituiu força bastante para contrapor à vontade participativa das três dezenas de almas gémeas que escolheram as Mós, num domingo de manhã, para exercitar o corpo e o espírito. Embora na Cruzinha se abrissem os guarda-chuvas para proteger da água-molha-tolos que nos acompanhou nos primeiros dez minutos a subida do Val do Coixo (primeiro teste à resistência dos mais fracos) bem cedo se percebeu que S. Pedro das Mós queria participar também na caminhada. E a sua presença foi sentida “calorosamente” quase todo o tempo do percurso… Quando, no lugar idílico da Quinta de Valmampaz, se pensou numa fotografia de grupo para a posteridade, ficavam já para trás registos de outros lugares também míticos, lugares de sonho e de minério, lugares de canseira e de suor, mas plenos de recordações. Lugares como: Barreira, Val de Quente, Poio, Caminho Velho de Freixo-de-Numão, Ribeiro de Valmampaz, Pena Fria e Curujeiras, fazem igualmente parte duma memória colectiva que é obrigatório não apagar. Pelo lado sul regressou-se a aldeia, e abriram-se os guarda-sóis. Era hora do almoço... Este ano, com o medo de que a chuva pudesse estragar o tempero do rancho, o repasto confeccionado (como sempre - e bem) pelo “Chefe Polido”, foi marcado para o salão da junta de freguesia. Trazer à lembrança, na data comemorativa do dia do pai, os locais de trabalho e os caminhos calcorreados pelos nossos antepassados, é querer celebrar o Homem universal, é homenagear um povo que, com o seu esforço, fez próspero cada palmo de terra cultivado. Tempo de contemplação para uns, tempo de nostalgia para outros, mas tempo de convívio e partilha para todos, o “Passeio Pedestre das Mós”- pela qualidade de informações adjacentes trazidas à memória - pertence já ao grupo de iniciativas merecedoras do nosso aplauso e do apreço de todos.


Comments:
Que belo passeio. De manhã chuvoso ao almoço radioso. Este trabalho fotográfico traz-nos à lembrança o passado das Mós, com imagens de lugares com muita história. por outro lado, leva-me a pensar nas potencialidades turísticas que o Valemanpaz e, designadamente,a Quinta localizada nesse vale oferece, com os benefícios que daí poderia trazer às Mós. Daqui lanço um repto aos homens de negócios, invistam aqui.
 
Concordo plenamente com a ideia do José Alberto. A Quinta de Valmampaz está localizada num lugar lindíssimo, e o vale que a circunda é de uma beleza impar.
Aconselha-se uma visita com olhos de ver avaliando todas as suas potencialidades turísticas.
Não se há-de arrepender quem ali quiser investir.
 
José Alberto, grande ideia essa do Valemampaz.
 
Cara amiga Tita, é porventura, originária das Mós ou com ligação afectiva à nossa Terra, mas peço-lhe desculpa pela indiscrição, gostava de saber efectivamente a que família pertence. Quanto ao já não conhecer as Mós, há que regressar a esta terra, pois motivos não faltam para a visitar. Daqui lhe lanço o desafio, vá as Mós no dia 30 de Abril, participar no Encontro-Convívio dos Naturais e Amigos das Mós, onde esperamos juntar algumas centenas de convivas, cujo programa do convívio já foi solicitado aos autores dos sites Mosenses a sua divulgação.
Quanto à ordem cronológica das fotografias, tiradas por Carlos Pedro, está correcta, pese embora me parecer que a máquina não se encontrava com o relógio no horário correcto. mas deixe-me perguntar uma coisa, apenas viu as fotografias da página principal, ou viu a totalidade da galeria fotográfica. Quanto ao percurso, permita-me descrevê-lo: partimos da Sala de Visitas das Mós (O Terreiro) em direcção ao S. Amaro, na Cruzinha viramos pelo Vale-do-Coxo até à Barreira seguindo a meia-encosta até ao Poio e daqui para o Valemanpaz, de seguida até à Sede da Junta de Freguesia.
Pense no convite que lhe enderecei, não queira fazer parte dos poucos ou nenhuns que vão estar ausentes no convívio, onde inclusive, a organização está a envidar todos os esforços na organização de um autocarro de Lisboa até às Mós.
 
Cara Tita, já tenho uma ideia de quem você é. Mas desculpe, não aludiu ao meu desafio. Fico contente por ter contribuido para o reconhecimento da sua parte de lugares que afinal lhe são familiares. Deixe-me dizer-lhe uma coisa: A maior e mais grata homenagem que pode prestar aos seus antepassados, no caso os seus avós, é continuar a vir às Mós, valorizando assim o seu passado. Vai ficar surpreendida com dinâmica e capacidade mobilizadora que, uma aldeia desertificada foi capaz de gerar, criando sinergias para potenciar o turismo nas mais variadas vertentes.
Se porventura reside em Lisboa, contacte um dos Mosenses que está no program do convívio.
 
Bem. Cara conterrânea, permita-me que assim a apelide. Peço desculpa por não ter efectivamente, satisfeito a sua curiosidade, quanto à actual posse da Quinta do Valemanpaz, mas na realidade, segundo dados recolhidos este fim de semana junto de alguns Mosenses, ela mantem-se na posse da mesma família de apelido Correias, residentes em Foz-Côa.
É com grande orgulho que registo cada vez mais o interesse pelas Mós, e desigandamente a procura de notícias actuais, concerteza que tudo isto se deve à janela que a internete abriu ao mundo para divulgação das Mós. Peço que desculpe a minha imodéstia, mas a Associação de Cultura de Recreio "As Mós", também ten tido um papel relevante. Por isso para que esta prestimosa colectividade se torne ainda mais rica faça-se também sócia, deixando aqui o seu endereço que posteriormente lhe enviaremos uma proposta para inscrição, será a forma de se ligar ao seu passado.
Obrigado e até uma próxima oportunidade
 
Nasce no monte
a àgua fresca e pura.
Corre na fonte
e os lábios vem beijar.

Assim, as Mós,
para nós
é a ternura...
é sonho que perdura...
alegra e faz cantar.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?