26 fevereiro 2006

Jogos Tradicionais - Mós 2006

Foi bonito ver no terreiro os jovens de ontem e de hoje, participarem em mais uma iniciativa levada a efeito pela Associação de Cultura e Recreio "As Mós".
«... Não meus senhores. Os jogos da minha terra não podem acabar. São necessários para a minha gente como de pão para a boca. Fazem parte de uma aprendizagem necessária, de uma tradição que não pode morrer, como se fora um recado obrigatório de pais para filhos. Nestes tempos em que tão pouco se fala dos nossos valores, porque só damos tempo e espaço para os outros costumes - e as novelas brasileiras que o digam... - se mandasse, eu obrigava as crianças dos jardins de infância e das escolas primárias a utilizar - que sempre é algo mais que recordar - todos os jogos praticados pelos nossos antepassados.
... Em tempos idos eram eles transmitidos de geração para geração, cada uma delas se tornando fiel depositária dessa verdadeira riqueza. Corre-se, agora o risco de se perderem no turbilhão das novas emoções...»
"Manuel Daniel"

Comments:
Está de parabéns a Associação pela coragem de trazer ao terreiro jogos que fazem parte da memória colectiva de todo um povo. E que é urgente preservar.
 
Gostei de ver o site, e o blog.Mas o sangue das Mós corre-me nas veias.Só admiro que não haja posts de outros, que não o Carlos. Não foram convidados? Não estão interessados?
 
Cara «tita», pode não parecer mas este blog é pessoal.
Porém, todos podem fazer comentários sobre os artigos publicados, ou sobre outro assunto relacionado com as Mós.
Bem haja por ter vindo aqui e que o "sangue" corra por muitos anos.
 
ok, combinado!
Peço desculpa pela intromissão!
Pensei que fosse 1 defeito dos comentadores e não uma caracteristica do Blog.
Vamo-nos escrevendo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?