18 dezembro 2013

1ª Mostra/Concurso "A Couve Penca das Mós"

A Associação de Cultura e Recreio “As Mós”, ciente da elevada qualidade de um produto como a couve penca, também conhecida por tronchuda, gerada nas Mós, tão peculiar na mesa dos portugueses e em particular dos Mosenses na quadra festiva do Natal, levou a efeito no passado dia 14 de Dezembro a realização da 1ª Mostra/ Concurso “A Couve Penca das Mós”.

Admitidas a concurso espécies de criação na área geográfica da extinta Freguesia de Mós e um único exemplar por produtor, a Mostra contou com a participação de uma dúzia de produtores locais, o que equivaleu a que doze exemplares da referida couve fossem entregues para exposição na sede da Associação.
A exibição ao público prolongar-se-ia por um período de 5 horas e, aí, cada exemplar, antes de entrar para a panela do Jantar de Natal levado a efeito nesse dia pela Associação, ficou sujeito também aos olhares apreciativos dos elementos do júri e aos olhares cobiçosos dos que, inscritos para o jantar, iriam comprovar no prato o sabor da couve penca das Mós.

Foram distinguidas com os prémios “Couve mais garbosa” e “Couve mais pesada”, respectivamente, as couves dos produtores: Artur Basareu e Luís Polido.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?