14 julho 2010

Soneto de Separação

Celeste de Jesus Castedo
17-07-1920 * 13-07-2010

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vinícius de Moraes

Comments:
As suas histórias, sabedoria e sensibilidade permanecerão para sempre com as pessoas com quem a Dona Celeste conviveu.

Respeitosamente.
 
Na nossa pequena família não precisávamos de evocar o teu nome quando nos referíamos a ti, porque tua eras a Tia, as outras tias (que não são muitas) eram sempre identificadas para que não houvessem dúvidas. Foste enorme na humildade, na educação que nos transmitiste, na dignidade com que encaraste cada dificuldade, e na sabedoria que adquiriste ao longo da tua vida e que soubeste preservar com lucidez até à tua despedida terrena. Quantas vezes a tua irmã Julieta (minha querida avó) dizia: “ A minha irmã é muito fina…não há cá nas Mós uma cabeça como a dela!” E ela mais do que ninguém sabia bem o que dizia. Foste de facto uma pessoa impar, maravilhosa, e que espero tenhas servido de exemplo não só par nós, tua pequena família, como para toda a família mosense. Tenho a certeza de que os teus ensinamentos não foram vãos, e de que a tua memória será perpetuada na nossa família e na nossa comunidade. OBRIGADO POR TERES SIDO A NOSSA TIA. Saudades do teu sobrinho Luís António.
 
Um exemplo para todos NÓS, isso é certamente!
Tantos momentos, tantos abraços, tantos beijinhos...tanto a ouvir dizer:"Minha querida "filha"!Tão pouco tempo vos(a Si e Avó Julieta) dediquei quando decidir ser Mãe de família!O quanto difícil é nao conseguir estar presente em determinadas situações.No meu oração estão sempre presentes três grandes terras, mas foi na educação e cultura das Mós que me enriqueceram como Mulher e Mãe que hoje sou...
Tanta vontade sua era a publicação de um livro com os versos que escrevia, mas Tia não o consegui fazer...talvez não tivesse "batido na porta certa", mas VOCE sempre fez parte do "Meu Livro de Vida" e o seu capítulo estará sempre presente no Meu Coração!
Eu e toda a nossa família ganhou muito com toda a sua sabedoria, mas as Mós PERDEU muito na sua Cultura.
Que a sua Elevação aos Céus nos traga mais uma Estrela de Orientação neste nosso Mundo Terrestre.
A sua Maria de Lurdes(Lulu)
 
Querida tia, tantas recordaçaos con voce, con o tio Iraldo e minha querida avo julieta ficarao con migo.
Tendres Baisers repose en paix.
Saudades da voca sobrinha Julieta Sequeira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?