30 março 2010

Linha do Douro - Reposição da Circulação

Recebemos informação que a circulação na Linha do Douro, entre Tua e Pocinho,
será reposta no próximo dia 1 de Abril (quinta-feira)

"Que feliz que eu fico ao contemplar estas imagens!
Tantas lágrimas verti nesta (antiga) gare antes de embarcar no comboio com destino a Recarei, depois de três meses de férias nas Mós. Na mesma proporção, saltou o meu coração de alegria sempre que aí desembarcava nos primeiros dias de Julho na companhia da minha querida avó Julieta, para desfrutar desses três meses de férias ano após ano até à minha fase de adulto.
Passei neste lindo lugar de Freixo de Mós inúmeras vezes no decurso dos meus afazeres profissionais (Revisor de bilhetes), e a alegria e nostalgia foram sempre as mesmas.
Ultimamente, pensei nunca mais voltar a sentir este estado de alma, mas enganei-me. O comboio voltou a passar pelas Mós, e espero que para sempre. Nós, Mosenses e povos vizinhos, não podemos esquecer que se o comboio nos “tirou” das nossas Terras, também nos transportou de regresso, fazendo-nos sentir emoções fortes que outros conterrâneos nunca mais sentiram (os emigrados para o Brasil e Africa).
Hoje, não sentimos muito a falta do comboio atendendo à evolução do nível de vida de que desfrutamos nos últimos trinta anos. Quase todos possuímos automóvel que nos dá autonomia nas deslocações. Mas não dá tudo. Por mais que se invoque a falta de segurança para encerrar Linhas de Caminho de Ferro (Tâmega, Corgo, Tua, Douro, Vouga, entre outras) não há meio de transporte à superfície da Terra mais seguro do que o comboio. As estradas foram, são, e vão continuar a ser a desgraça de muitas famílias ( e eu que o diga), e no futuro muito próximo, poderemos não suportar o preço dos derivados do petróleo devido à sua galopante escassez, e, o comboio será sempre uma solução.
Hoje sinto-me feliz pela reposição do comboio na nossa linda região, e tenho a certeza absoluta que este é um sentimento generalizado nos Mosenses e em todas as pessoas que vivem e adoram o Alto Douro, que reconhecidamente é uma das regiões mais belas de Portugal e do Mundo, e que não podia suportar o crime de lhe retirarem um dos seus emblemas que é a Linha do Douro, com vida.
Viva as Mós…com comboio.
Feliz Páscoa para todos.

Luís Sequeira (Corticeiro para os das Mós)"

Comments:
É verdade.
Houve comboio.
Não foi mentira do dia 1 de Abril.
Abraços
 
E como espero, dia 1 de Maio lá estarei, eu e o meu filho, a bordo do comboio e a reviver a inesquecível viajem que se faz ao longo do Rio Douro, de Campanhã até Freixo de Mós, para participar com todo o gosto e pela primeira vez no Encontro de Mosenses.

Bem hajam
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?