26 fevereiro 2010

O IX Passeio Pedestre das Mós



Ainda que a noite fosse de Inverno total e a manhã de Domingo, dia 21 de Fevereiro, ameaçasse trazer consigo um dia do mesmo jeito, o que é certo é que S. Pedro, amigo das Mós e das suas gentes, quis brindar com sol os 80 participantes do IX Passeio Pedestre das Amendoeiras em Flor.
Com partida marcada para as 10H15, a caminhada iniciou-se junto à sede da Associação depois de umas breves palavras de boas vindas proferidas pelo dirigente José Alberto Grifo e pela vereadora municipal Andreia Almeida, que aproveitou para elogiar o evento e agradecer a presença de todos.
A subida do Caminho da Cardeira com direcção ao Vale de Saco, era só o começo de mais uma jornada de convívio e de encontro com a história e a natureza. Pelo caminho, inúmeras situações atiçavam a memória dos naturais que, por serem dignas de registo, eram então catapultadas para o conhecimento daqueles que, compartilhando a jornada, seguiam a seu lado passando por lugares como os da Funha, Fonte do Vale, Castelo Velho e Muro Carneiro.
As amendoeiras, aquelas mais temporãs, parecendo agradecer a visita, mostravam já florido o seu encanto na paisagem e as máquinas fotográficas não tiveram descanso perante tal deslumbramento.
Ponto alto do passeio de 2010 foi quando, no Penedo, a organização mimou todos os participantes com uma bôla de azeite integrada no reforço alimentar. O tempo de descanso foi breve mas bastante para saborear um doce tradicional das Mós e proporcionar ao corpo o retemperar de forças para o resto do percurso. Lá em baixo, o Rio Douro fazia parte do encanto paisagístico do momento. A primeira metade do passeio estava feita.
Portela, Quarto, Selada, Quatro Pães, Regada, foram outros lugares que haviam de anteceder o almoço que aguardava por todos no edifício sede da Junta de Freguesia, o que viria a acontecer depois de se ter saboreado, como entrada, uma deliciosa alheira e de ser ter feito pose para a fotografia de grupo. Se o caldo-de-cebola e o rancho, como pratos do almoço, estavam saborosos, já a laranja (das Mós) como sobremesa, fascinou os 120 comensais. Houve mesmo quem afirmasse que nunca tinha comido uma laranja assim ... tão doce.
Organizado anualmente pela Associação de Cultura e Recreio "As Mós" e incluído na programação da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, o Passeio Pedestre das Mós afirma-se cada vez mais, no concelho, como um evento associativo de maior participação. A beleza paisagística do percurso, o cuidado e a afectuosidade entregues pela organização contribuem para o assinalável êxito.
Carlos Pedro

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?