21 fevereiro 2007

(I Mostra da Laranja)

CONVITE
(I Mostra da Laranja)

De visita ao concelho de Vila Nova de Foz-Côa, não deixe de acolher a sugestão da Associação de Cultura e Recreio “As Mós”, que o convida a percorrer um dos circuitos com maior densidade e beleza que as amendoeiras em flor proporcionam.

Chegado à aldeia das Mós, vindo por um dos lados (Santo Amaro ou Murça), tome a direcção do Miradouro de Santa Bárbara, de onde a vista panorâmica a perder de vista é indescritível e diversificada, designadamente sobre o rio Douro e o Vale das Mós pejado de um manto branco que os amendoais proporcionam.

Descendo em direcção ao centro da aldeia, estacione no Largo do Terreiro, para adquirir um dos produtos agrícolas de qualidade excelente que aqui se produz, a laranja, em exposição na 1.ª Mostra, a realizar no dia 25 de Fevereiro de 2007, organizada pela A.C.R. “As Mós” e inserida no programa das Festas da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais 2007 – XXVI Edição.

Localização dos Miradouros

Miradouro de Sta Bárbara (Mós)


Capela de Nª Srª de Stª Bárbara e vista panorâmica para o rio Douro (Norte)


A localidade de Mós está pontuada por três capelas, a mais importante das quais é dedicada a Santa Bárbara. Tem uma impressionante vista panorâmica sobre o Douro, que se descobre numa extensão superior à que se tem nos miradouros de N.ª S.ª do Viso e de S. Martinho de Seixas. Daqui podemos até ver muito do que se passa no Rio, designadamente, durante cerca de 15 minutos, os barcos turísticos que o percorrem. A vista sobre a região, com as amendoeiras, as vinhas e alguns olivais é de uma grande beleza sobretudo na época da amendoeira em flor. Além do Rio Douro, daqui se vêem os Miradouros de N.ª Sr.ª do Viso e de St.º Martinho de Seixas, bem como as localidades de Açoeira e Sequeiros (Moncorvo) e o Monte Meão, todo ele contornado pelo Rio. A zona é geologicamente constituída por xistos pertencentes ao Conplexo-Xisto-Grauváqico do Douro.

Localização
Freguesia: Mós
Distancia à sede da freguesia: 1.5 km
Altitude: 441 m


(Enviado por: José Grifo)


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?