02 junho 2006

Postais das Mós (I)

A Casa da Avó
«Naquela casinha com paredes de xisto, situada no "Fundo do Povo", paralela à capela de Santo António, existia uma acolhedora cozinha com uma grande lareira, onde nas noites frias se mantinha um borralho vivo, em torno do qual se sentavam a avó e (quase sempre) três netos órfãos de mãe. E à luz da candeia, pendurada nas "lares" tisnadas, a avó, ao mesmo tempo que "trabalhava na meia", desfiava um sem número de contos, de lendas, de mil histórias de proveito e de exemplo. ...»
(José Gomes Quadrado)
Inicia-se, com esta publicação, uma mostra de recantos mosenses intitulada “Postais das Mós”. Com ela, além de homenagear a arquitectura popular da freguesia, pretende-se fazer uma chamada de atenção, apelar à consciencialização de cada um, lembrando que o “velho” e o “novo” poderão coexistir, fundirem-se se necessário, mas que isso só será óptimo se acontecer no respeito pelo passado e pela história. Neste primeiro postal, intencionalmente escolhida a casa da avó, saudamos com admiração o bom amigo Dr. José Quadrado, a quem fomos "roubar" o texto.

Comments:
Quando a emoção nos provoca arrepios e, as lágrimas nos correm pela face ao ver esta imagem, que para muitos pouco representa, mas, tal como o Dr. José Quadrado, também nasceu e cresceu numa casinha idêntica à da sua avó, palavras para quê!....
 
Bonito postal.
A mensagem é muito pertinente, pois a reconstrução das casas faz-se por vêzes às cegas sem respeitar a traça. São autênticas aberrações que é urgente parar.
Parabéns
 
As Mós a merecer a chamada de atenção necessária para que não se cometam mais erros. Um postal interesante, que devia ser seguido por quem se interessa pela sua terra e a quer sempre bonita.
Parabéns carlos pelo blog.
 
Com emoção e lágrimas... obrigado irmÃO.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?