05 maio 2006

ENCONTRÃO (encontro de vontades)

No passado domingo, dia 30 de Abril, todos os caminhos foram dar às Mós!... Para celebrar a amizade e o respeito que os une à terra, naturais e amigos das Mós marcaram este ano encontro para o torrão natal. Ao redor da sede da Junta de Freguesia, com a marca da A.C.R."As Mós" foi então implantado o palco daquele que, pela intensidade, carinhosamente passou a ser conhecido por ENCONTRÃO...
A aldeia acordou alegre e com sol... com sabor a vida... abriu os braços para receber os muitos amigos que chegavam... e ajeitou no peito lugar, como só a mãe sabe fazer, para alojar toda a alegria que advém de rever os filhos que voltam ou de olhar os netos que vê pela primeira vez!... As Mós tornaram-se assim, nesse dia, lugar de serventia para o lado de cá do sonho!... Lugar de encontro com a sua memória colectiva!... Lugar de encontro com a sua própria história!... Até o caminho-de-ferro, caminho de vida para muitos mosenses, teve no lugar do Freixo (Mós) a estação de referência para o desembarque de vontades.
Em simultâneo com o encontrão, esteve patente na Junta de Freguesia a exposição de artesanato “Miniaturas das Mós”, construções magnificamente executadas pelos artistas Aristides Fernandes e Acácio Barandas. O pão caseiro e os doces tradicionais, acompanhados por um vinho numantino, constituíram a venda dos “Sabores da NossaTerra”.
Já depois do almoço, no intervalo do espectáculo musical oferecido pelos grupos “Cantares das Mós” e “Sol na Eira”, a organização fez questão de juntar a este encontro uma singela mas sentida homenagem a três ilustres mosenses: O Sr. Padre Armando Ribeiro, antigo pároco das Mós, mentor de variadíssimas iniciativas que, na época, contribuíram valiosamente para o bem-estar social e espiritual da colectividade mosense; a Sra. Celeste Castedo, poetisa e cantadeira, que na juventude dos seus 85 anos continua a ser a principal animadora do Grupo de Cantares das Mós e a coreógrafa de várias representações realizadas na aldeia; e o Dr. José Quadrado, (Zeca para os amigos) autor de vários textos de investigação sobre a história das Mós, apaixonado pela aldeia e suas gentes. Este dedicado mosense, aproveitou para fazer nesse dia o lançamento de uma publicação de sua autoria, intitulada: "Mosenses do Passado e do Presente", que ofereceu à Associação de Cultura e Recreio “As Mós”, cuja receita revestirá para as obras da futura sede da Associação.
Fez-se encontro de vontades!... Degustou-se o repasto!... Saboreou-se a alegria!... Provaram-se novas amizades!... Aconteceu festa nas Mós, porque o coração assim o quis!... A tarde chegava ao fim. O regresso dos convivas aos seus locais de origem impunha-se. O coração, esse, ficava, uma vez mais, preso nas Mós. “Felizes aqueles que ainda moem, nas Mós, este gosto à saudade”.

Comments:
Todos nós precisamos de um encontrão...Continuem a mostrar e a engrandecer a vossa terra... Parabéns.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?