06 março 2006

Desfile Alegórico - Foz Côa 2006

Uma vez mais, o povo das Mós marcou presença nas Festas da Amendoeira em Flor realizadas em Vila Nova de Foz Côa, participando brilhantemente no Desfile Alegórico e Etnográfico. Este ano, para a alegoria dos carros, a A.C.R.“As Mós” escolheu os temas: «Malhada» e «Sabão de Borras».
O tempo ajudou, houve sol na eira, e a malhada fez-se na alegria habitual. Aos mandos do Jaime e do Diogo (malhadores de serviço) o público sorria e respondia alegremente como que a querer também participar na árdua tarefa de malhar e limpar o grão. O Zé Alberto e a Ana lá iam ajuntando a palha; e os limpadores, Olinda e Zé Manuel, completavam este cenário que o Luís Polido conduzia com mestria (não fosse o chão da eira tremer demasiado fazendo cair as figuras como aconteceu à cabaça do Alcides). No carro mais à frente, e na mais recatada postura, seguiam as duas fabricantes do sabão. As senhoras Jesus e Ana Maria eram o modelo de compenetração e sabedoria. Sim, porque para deixar a roupa bem lavada não basta só o jeito, é necessário adicionar a vontade como complemento da saponária. O sabão feito na hora era depositado na caixa para apanhar a forma de barra, e o de vésperas, lá ia sendo distribuído aos pedaços - como mimo: a quem saudosamente conhecia o produto; e - como amostra: às raparigas que se mostravam descrentes do resultado final. O Jaime Basaréu - também aqui - quase não se mostrou, mas dedicado como sempre, era o condutor de toda esta manufactura. A presença do Ti’Acácio (atento à fórmula) atestava, só por si, o bom desempenho do produto na arte de bem-lavar-toda-a-roupa. Chegados ao fim da azáfama, depois de varrida a eira, com a certeza do dever comprido impunha-se a ceia… e, à boa maneira mosense, convidaram-se os amigos.

Comments:
A malta das Mós é espectacular.
 
Caro Carlos.
Caro amigo Carlos.
Já te conhecia várias qualidades, de entre elas, para nós a maior,a amizade pelas Mós e suas gentes.
Mas, moveres influência junto do S. Pedro para, nos proporcionar mais um óptimo "Passeio Pedestre" e, mais um dia de partilha de amizade e bairrismo nesta fantástica aldeia, é que não.
Por isso também o nosso (das Mós) muito obrigado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?