26 fevereiro 2015

XIV Passeio Pedestre "Amendoeiras em Flor"


No dia 22 deste mês de Fevereiro teve lugar o Passeio Pedestre Amendoeiras em Flor, que a A.C.R. "As Mós" tem vindo a organizar anualmente desde há 14 anos.

Tal como nas edições anteriores, o passeio trouxe vida e gente à aldeia das Mós, tendo contado este ano com o maior número de participantes de sempre: cerca de 250 caminhantes se juntaram para admirar as belas vistas do Alto Douro e apreciar as iguarias regionais.

Os participantes reuniram-se logo de manhã junto à sede da Associação, onde puderam degustar figos secos e amêndoas da região. Quatro autocarros levaram os caminhantes para a estação ferroviária do Pocinho, onde estes encheram as carruagens do comboio – conduzido, aliás, por um mosense – para uma viagem pela margem do Douro rumo à estação de Freixo de Numão – Mós do Douro. Aqui, os participantes muniram-se de energias para o que aí vinha com os característicos doces económicos, também conhecidos por enfarta-brutos.

Iniciou-se então o percurso pedestre até às Mós pelo caminho vicinal, conhecido como o “caminho da estação”. Este caminho inicia-se com uma subida algo exigente, que no entanto compensa pela vista excepcional que se vai ganhando do imponente rio Douro.

Chegados de novo à aldeia, a organização serviu o almoço na antiga Junta. Produtos da terra como o pão cozido no forno das Mós, a batata, a laranja, e o vinho generoso animaram os convivas. Depois da já famosa sopa de cebola picante, seguiram-se os rojões com batata. Para sobremesa, as doces laranjas das Mós.

No final do dia fica não só a satisfação dos participantes, como a admiração pelo dinamismo e iniciativa de uma pequena organização associativa numa pequena aldeia. As Mós são o espelho da dura realidade do interior português. O que de mais genuíno o país guarda no seu seio está hoje votado ao esquecimento e à indiferença. É como resistência a esta triste realidade que iniciativas como esta importam, dando a conhecer a aldeia e mantendo vivos os vínculos daqueles que dela partiram. O passeio foi um destes momentos em que mosenses e amigos das Mós se reúnem em torno da paixão pela aldeia. E assim possa continuar por muitos anos.

Tomé Gomes e Ana GriFo
Ver Fotos Aqui

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?