22 junho 2012
X Encontro/Convívio de Naturais, Residentes e Amigos das Mós
No passado sábado, dia 16 de Junho, pelo 10º ano consecutivo, os naturais e amigos das Mós encontraram-se em convívio. A zona centro era a contemplada para o encontro deste ano e foi escolhido o aprazível e amplo Parque de Merendas de Mogofores (Anadia), o mesmo espaço onde se realizaram já os 2º e 6º convívios em 2004 e 2008 respectivamente. Uma organização da Associação de Cultura e Recreio “As Mós”.
A parte da manhã, numa vertente mais cultural, foi preenchida com a visita ao Aliança Underground Museum. Repartidos por dois grupos (coube-nos acompanhar o segundo) e guiados por uma funcionária do museu, os convivas puderam deliciar-se com a quantidade de arte exposta nas várias galerias.
“O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal.
Contemplando oito colecções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.
Inseridos no grande universo da Colecção Berardo, estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.”
Como reconhecimento pela pessoa que é e à atleta campeã nacional de basquetebol Sub-19 pela Ovarense, a A.C.R. “As Mós” decidiu distinguir este ano a denodada mosense Mariana Bandeirinha. Numa cerimónia simples mas emotiva - porque as Mós, mais que tudo, é paixão - foram enaltecidas as qualidades da homenageada sendo-lhe oferecida uma placa onde esse agradecimento ficou gravado.
A justeza do facto leva a que não sejam vãs as palavras de agradecimento às famílias “Velha” e “Polido”, pois no entender do responsável José Alberto, estas, auxiliadas pelos restantes elementos, foram inexcedíveis no esforço e imprescindíveis na realização.
No seguimento da reflexão proposta pela organização sobre a continuidade do formato destes encontros, pensamos que o êxito dos primeiros 10 se deve sobretudo às características com que os mesmos foram efectuados, e que por isso, ainda que o trabalho de organização seja enorme, qualquer mudança de estratégia seria trocar o certo pelo incerto.
Porque estamos de acordo com o sentimento vivido, fazemos nossas as palavras deixadas no MiniChat do blog dAs Mós: “A alma de um povo vê-se nas suas gentes. Parabéns à Associação pelo empenho e trabalho na organização e realização do Encontro de Mosenses. Um dia fantástico e inesquecível”.
- Clique nas fotos para ver a galeria respectiva -
Comments:
<< Home
Querendo fazer um comentário que peca por tardio, gostaria de dizer que não sou das Mós, mas tornei-me "Amigo" daquela bela localidade e das suas belas gentes, a partir do momento em que, por força da actividade profissional, conheci o José Alberto Velha Grifo, na vila de Tábua, já lá vão uns anitos. Que grande Amigo! De então para cá, fui-me apercebendo do seu esforço e do dos mosenses em querer colocar a sua terra no ponto que eles entendem ela merece estar. Por todo esse esforço e pela amizade que me foi sendo dispensada especialmente pelo José Grifo e também pelo Luis (o Secretário da J.Freguesia) fui-me ligando também a esta bela região aonde já fui algumas vezes, sempre com a esperança de voltar um outro dia. E essa esperança mantém-se hoje! Como "Amigos" mosenses, eu e minha mulher, participámos no recente Encontro de Mogofores de 16 de Junho último, onde encontrámos e conhecemos outros grandes mosenses, caso do Carlos Pedro e esposa que passaram ser também nossos amigos. Para o Carlos, os meus sinceros parabéns pelo seu brilhante trabalho de reportagem relativo a este Encontro exposto no blog, que sei ser também um defensor e divulgador acérrimo das Mós. Peço desculpa pela extensão deste meu escrito mas, mesmo assim, acho ser ainda pouco por aquilo que os mosenses merecem. Para o José Grifo e sua família um grande abraço e os parabéns pela sua entrega, felicitações que torno extensivas a todos os que tornaram possível este brilhante encontro. Para o Carlos e esposa, aquele abraço também e continuem assim, com a certeza de que estes novos amigos não os vão esquecer. Eu sou o Carlos Alberto Rodrigues Costa e sou também natural de uma pequena aldeia do concelho de Santa Comba Dão - Treixedo-, onde resido.
Enviar um comentário
<< Home