26 fevereiro 2012

XI Passeio Pedestre da A.C.R. "As Mós"

 Cerca de 250 participantes no passeio de 2012 
Um Sucesso Organizativo

4 Tempos do XI Passeio Pedestre

Integrado uma vez mais no programa da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais do Município de V. N. de Foz Côa, a Associação de Cultura e Recreio “As Mós” realizou o seu XI Passeio Pedestre “Amendoeiras em Flor”.

Com a concentração marcada para as 9h00 de domingo na sede da associação, foram necessários cinco autocarros para transportar todos os participantes até Freixo de Numão. Aí, depois do aperitivo servido nas instalações da Adega Cooperativa local, deu-se início à caminhada, eram 10h40.

Foram 8kms com significado aumentado, pois para além do salutar contacto com a natureza e da visão surpreendente das paisagens durienses, os participantes tiveram oportunidade de se associar à história colectiva mosense ao percorrer o caminho que era antigamente feito pelos habitantes das Mós no regresso a casa vindos do mercado mensal de Freixo de Numão.

No final do passeio, com a alma farta de contentamento, era hora de dar prazer ao corpo; foi o que a feijoada do almoço, servida e confeccionada pela organização no salão da freguesia, nutritiva e saborosamente, se encarregou de fazer.

O novo recorde de participantes no Passeio Pedestre da A.C.R. “As Mós” veio não só comprovar o êxito anual deste evento, tornando-o, no género, o mais participado na região, mas também prestar homenagem a uma associação que ao longo de catorze anos de existência tem sabido com o seu esforço e dedicação levar bem longe o nome das Mós.



Comments:
Será que há limites? As Mós tem capacidade para mais? Foram cerca de 250 participantes no passeio pedeste.
Dá para meditar, porque há gente que faz 500 Kms de automóvel num só dia, para percorrer nesse mesmo dia 8 kms a pé? E porque o faz a primeira vez, e nunca mais deixa de marcar presença.
Só pode ser a magia de uma terra, claro está, as Mós. Não tenho outra justificação.
 
Eramos 5 pessoas do Souto, mas dessas 5, 3 vieram de França !! Eu adorei tudo, a organização foi espectacular, as paisagens lindissimas, esse convivio e essa vontade de partilhar as coisas boas que Mós tem para mostrar. O almoço foi muito bom, os cozinheiros e ajudantes estão de parabens. Compramos laranjas a uma senhora que tinha as la a venda, eram tão docinhas, mas os bolinhos de amendâo não faicam por atrás. Parabens a todos e sobre tudo muito obrigado pelo rico dia que nos deram.
 
Foi um dia muitissimo agradável. Pessoas que eu amo, terra que adoro, comidas que me deliciam...Uma organização muito bem planeada e gerida. E tudo com muito bom gosto!
A juntar ao evento, a beleza das amendoeiras em flor e a verdura que já se avizinhava da primavera.
Foi mais um dia muito feliz, com momentos impares e que me recordarei com muito afecto e carinho da nosssa terra - Mós.
Para quem quiser ver algumas fotos desse dia, fiz um video desse dia. Que podem consultar em:
http://www.youtube.com/watch?v=n5nzAj-9yJU

Um beijinho muito grande para todos.
Maria Cristina Quartas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?