28 fevereiro 2019

XVIII Passeio Pedestre

       No ano em que atingiu a sua maioridade, o passeio pedestre das Mós manteve os elementos distintivos que contribuem para a sua atratividade, ao mesmo tempo que procurou inovar.
      Confirmando a tendência do aumento do número de presenças, o passeio teve este ano cerca de 450 participantes, assim quadruplicando a população da aldeia. Vindos dos muitos diferentes pontos do país (de Lisboa a Braga, de Bragança a Castelo Branco), aproveitando o fim-de-semana para conhecer o melhor da aldeia e da região. Por este motivo, pode ser afirmado que este evento, realizado numa aldeia de reduzida dimensão, tem já impacto no turismo da região, nomeadamente na ocupação hoteleira em torno de Foz Côa.
       E assim, num atípico dia quente de fevereiro, e depois de deliciados com alguns produtos típicos, os caminhantes partiram para um percurso que dificilmente seria mais completo! Como se não fosse suficiente a plenitude da flor da amendoeira, que a todos deslumbrou, a paisagem foi também composta por vinhas, olivais e mesmo por um vislumbre do rio Douro, junto ao qual passou, ainda, o comboio turístico. Aliás, as vinhas, nomeadamente aquelas onde se produz um dos melhores néctares das Mós, constituiram não apenas um elemento da paisagem, mas um ponto de passagem.
      Terminado o passeio, o convívio prolongou-se durante o almoço, onde se degustou a já tradicional sopa de cebola, o porco no espeto acompanhado de arroz e feijão preto e, por fim, a também costumeira laranja das Mós.

     Ainda que o dia tenha chegado ao fim, a memória do percurso, da paisagem, da gastronomia e da confraternização permanecerá com os saudosos participantes que, certamente, voltarão a encher a aldeia no próximo ano, pela mesma ocasião.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?