05 março 2016

O XV Passeio Pedestre das Mós


A pacata aldeia das Mós recebeu mais uma vez uma pequena multidão munida de roupa desportiva e máquinas fotográficas. A 28 de Fevereiro realizou-se, portanto, o XV Passeio Pedestre organizado pela A.C.R. As Mós. Os participantes vieram, como é habitual, de vários pontos do país: das Mós, claro, mas também do distrito do Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Vila Real, Bragança e outros. E note-se que as inscrições superaram o limite das 250 inicialmente previstas!
O dia começou, então, nas Mós, onde os caminhantes se concentraram em torno de vários pontos: da mesa com saborosos aperitivos ou dos locais onde eram divulgadas e demonstradas atividades ligadas à cultura da amêndoa. Chegados depois ao Santuário da Sra. da Carvalha em Freixo de Numão, iniciou-se o passeio subordinado ao tema ‘Os volframistas e o impacto económico e social’. A delineação do tema tem uma utilidade que vai para além do desenho do percurso: permite aos visitantes e mesmo aos naturais conhecer um pouco mais da História desta aldeia. Desta vez a História foi transmitida não só oralmente como também por meio de um breve e elucidativo texto do Dr. José Gomes Quadrado. *
     O passeio foi acompanhado pelas belas paisagens que decerto não desiludiram os caminhantes. Embora muitas amendoeiras já tivessem passado o seu estado florido, os longos mantos brancos aos seus pés foram protagonistas de muitas fotografias. O vento gélido do início da caminhada deu lugar a um sol bem elevado que recordava que os pés deviam avançar para que se chegasse aos locais destinados ao almoço. Sim, porque face a um número tão elevado de participantes afigurou-se necessário que este fosse servido em dois locais, tendo sido assim preciso dividir o grupo.
      A refeição foi composta pela tradicional sopa de cebola (que certamente muitos participantes só saborearão uma vez por ano, neste dia), por uma feijoada ideal para recuperar energias e a laranja das Mós, mais saudável, natural e doce do que qualquer sobremesa que a pudesse substituir.
      A satisfação dos participantes era visível, decorrente não apenas do saboroso almoço mas de todos os momentos vividos naquele dia. Afinal, o passeio pedestre das Mós é sempre a ocasião ideal para renovar energias, respirar ar mais fresco e usufruir de estórias, paisagens e sabores que a vida quotidiana não oferece. Por estes motivos o desejo de voltar instala-se imediatamente, coexistindo o contentamento com a saudade antecipada.
Ana Grifo
*Ver  Texto -JGQuadrado

Fotos de: Joaquim Gonçalves
https://picasaweb.google.com/108601912670000275757/XVPP_Helio?authuser=0&feat=directlink
Fotos de: Carlos Correia 
https://picasaweb.google.com/108601912670000275757/XVPP_CarlosCorreia?authuser=0&feat=directlink
Fotos de: Jorge Santos Fontoura
Fotosde: Jorge Santos Fontoura
Fotos de: Zezinha Proença; Paulo Almeida; 
               José Eduardo Almeida; Branca Silveira
https://picasaweb.google.com/108601912670000275757/XVPP_ZePauloJoseBranca?authuser=0&feat=directlink


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?