01 setembro 2014

XI Encontro de Mosenses

Dois anos depois, os Naturais e Amigos das Mós voltaram a encontrar-se para comemorar entre si a amizade e a paixão que os une à terra. O convívio deste ano teve lugar nas Mós, dia 30 de Agosto, sábado, e juntou 160 convivas.


Realizado pela Associação de Cultura e Recreio “As Mós”, o Encontro/Convívio de Mosenses proporciona anualmente, desde o dia 14 de Junho de 2003 em Ermesinde, a reunião fraterna da comunidade mosense. Os locais escolhidos para a realização do evento têm como objectivo servir a facilidade de reunião dos residentes nessas regiões. – ERMESINDE: 2003, 2007, 2011. – MOGOFORES: 2004, 2008, 2012. – LISBOA: 2005. – SESIMBRA (Charneca da Cotovia): 2009. – MÓS: 2006, 2010 e 2014.

O encontro deste ano começou com missa mandada celebrar pela intenção dos sócios já falecidos, acto que encheu a igreja, seguindo-se depois a inauguração da exposição do espólio desportivo, doado à A.C.R “As Mós”, do atleta mosense (entre outras prestigiadas classificações, Campeão Nacional da Maratona em 1990) Adelino Ramos Moutinho.
Durante a visita à exposição patente na sala maior do 1º andar da sede da associação, guiados pelo próprio, ficámos impressionados com a qualidade e quantidade de participações efectuadas por este ilustre mosense. Ainda que desconhecido pelos mais jovens, pois muito novo saiu da terra, manteve sempre presente o carinho recebido então pelas gentes de Mós. Razão da entrega deste impressionante acervo pessoal.
No seguimento da visita, na sala ao lado, podemos também admirar a exposição "Miniaturas das Mós" do artesão mosense Aristides dos Santos Fernandes, já homenageado.

A vontade em estar presente era sabida, por isso o melão-com-presunto, o caldo-de-cebola, a sardinha-assada, e o porco-no-espeto servidos deliciosamente como repasto, foi só um pretexto para manter sentados todos os que quiseram, cobertos do sol com a rede sombria colocada para o efeito, experimentar o Largo do Povo transformado nesse dia em autentica sala de jantar. As bebidas para acompanhar o almoço e aquelas que durante a tarde se foram tornando necessárias, quer nas actividades lúdicas a que alguns se entregaram quer na segunda parte do repasto, foram servidas gratuitamente.

Porque “o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão”, e como vem sendo hábito em encontros anteriores, neste, houve também reconhecimento público a colaboradores da associação. Assim, foram entregues placas comemorativas pelos serviços prestados à A.C.R. “As Mós” e enaltecida a participação individual, aos mosenses: Luciano A. Pereira (a titulo póstumo) recebida por sua filha; José Bernardino Moutinho; Acácio Barandas e Ana Maria Rodrigues Basaréu;
Como ponto alto da cerimónia foi o tributo ao atleta Adelino Ramos Moutinho, que, de forma emocionada referiu o grande exemplo levado para a vida, das gentes das Mós enquanto menino ao cuidado de sua avó, nunca esquecido, e que acabaria por estar sempre presente no respeito, na vontade, e na dignidade com que pontuou a sua actividade quer profissional quer desportiva.

A música ambiente animou o dia, emprestando à festa o colorido que o convívio sempre traz para aconchego da alma. A conversa ficou em dia... Recordaram-se episódios onde o passado se oculta... Fizeram-se novas, e cimentaram-se as velhas, amizades... Partilharam-se emoções...
Para finalizar, salientando o esforço desenvolvido, é justo agradecer a todos quantos se envolveram para que esta organização fosse mais um êxito associativo.

O próximo encontro de mosenses já está marcado, será em Ermesinde no dia 14 de Junho de 2015.
Até lá.

Comments:
grande festa

 
è salutar saber bem viva uma associação que marca pontos no concelho

 
NA MINHA HUMILDADE FOI PARA MIM ENTERNECEDOR IR AO ENCONTRO ANUAL DA MINHA QUERIDA ALDEIA VER OS MEUS CONTERRANEOS SER HOMENAGEADO E RECEBER O TRIBUTO DA A.C.R.DAS MOS ABRIR A EXPOSIÇAO NA PRESENÇA DE VARIOS MOSENSES
NUNCA MAIS ME ESQUECEREI DESSE DIA
O MEU SINCERO OBRIGADO A TODO O POVO EM ESPECIAL A QUEM PROVIDENCIOU ESTE EVENTO PARA MIM MAGNIFICO
O LINO DA TIA ERNESTA BARANDAS
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?