14 fevereiro 2011

"A Primeira República a Caminho de Foz Côa" - Vai chegar às Mós

Esta iniciativa patrocinada pelo Município e levada a cabo pelo Museu da “Casa Grande” (da A.C.D.R. de Freixo de Numão) tem por finalidade homenagear alguns dos que directamente contribuíram para a concretização dos compromissos internacionais assumidos e outros que se nortearam pelos ideais da Primeira República. Depois de ter passado por algumas terras do nosso concelho, chegará às Mós no dia 26 do corrente mês de Fevereiro, estando previsto o seguinte programa:

Entre as 15:30 e as 16:00 horas, será inaugurada uma alusiva exposição na sede da A.C. R “As Mós”, com as presenças da vereadora Dra. Andreia Polido de Almeida, do Presidente e restantes membros da Junta de Freguesia, bem como dos membros da Direcção da Associação;
Depois, será erguida uma estela de granito, destinada a honorificar a memória de mosenses que combateram na Primeira Grande Guerra (1914 – 1918), cujos respectivos nomes ficarão inscritos numa das faces da referida estela;
Finalmente, será descerrada uma placa junto da casa, onde, há 128 anos, nasceu Lúcio do Nascimento Ferreira, homenageando assim a memória dum republicano que, no desempenho de múltiplas funções político-administrativas, serviu a comunidade mosense, durante quase duas décadas, “com a máxima competência e zelo” como reza a tradição e aparecem confirmados nos louvores registados em actas da Junta de Freguesia.

J.G.Q.

Comments:
Um orgulho muito grande ter estado presente nesta cerimónia e ver o Dr. José Gomes Quadrado a homenagear este ilustre homem!
Terra pequena com homens grandes!...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?