22 novembro 2008

Magusto de S. Martinho, nas Mós

A Associação de Cultura e Recreio “As Mós” juntou no magusto do passado sábado, dia 15 de Novembro, no terreiro da Junta de Freguesia, perto de uma centena de associados e simpatizantes a comemorar o S. Martinho.

Esta iniciativa, que ano após ano vem merecendo a atenção da colectividade, consolida-se como espaço de convivência, o qual, os mosenses, quer pelo calor da sua presença quer pelo prazer do reconto das suas memórias, têm sabido engrandecer.

"Por altura do S. Martinho celebra-se a festa das colheitas. A alegria das colheitas significa a recompensa dos trabalhos de semear, de plantar e finalmente de ver o fruto do seu trabalho e de o poder saborear. E como a alegria é maior quando partilhada, houve então lugar para a festa". Quando a tarde já dava lugar à noite, aconchegou-se o estômago com entremeada assada. Saboreou-se o vinho que muitos não acreditavam que fosse “novo”, mas era… e do bom. Reviram-se amigos, descobriram-se caras novas nestas andanças e partilharam-se sorrisos e vontades. Nesta parte do evento, o Município de Foz Côa fez-se representar por uma comitiva liderada pelo Presidente da Câmara. Mais tarde, aqueceram-se as costas com a fogueira onde o borralho iria assar as castanhas, e estas, por sua vez, depois de assadas, aqueceriam também as mãos enquanto eram descascadas. Soltaram-se as palavras, provaram-se novas amizades, e, enquanto o “vinho novo” continuava a assistir ao magusto empurrando as castanhas, na roda da fogueira entrou em cena outro vinho do Luís Polido, generoso, que havia de adocicar ainda mais a hora. - Que rica noite!... (dizia-se). Brandinha!... Era o verão de S. Martinho a deixar sereno o desejo renovado de que o evento se continue a realizar. Assim, as Mós, ficando mais perto da alma, fica mais perto de cada um!


Comments:
Pergunto-me se as Mós saberá realmente dar valor à gente que tem. Refiro-me a esta equipa de luxo. Saberá?
Estas actividades, esta vontade de fazer bem, este blogue, estes textos históricos e sociais, enfim uma riqueza.
As Mós merecem, mas saberá reconhecer? Quero querer que sim.
 
Amigo Marco, será que o conheço? Mas sempre lhe direi. Se esta equipa é, de luxo. Não sei! Mas qué uma equipa de trabalho, de dedicação, de esforço e, sobretudo, de paixão, não tenho dúvida alguma.
Outrossim lhe digo. É uma equipa que serve e servirá sempre as Mós sem outro motivo que seja o bem e o desenvolvimento das Mós.
Este é o nosso objectivo, cativar pessoas para a luta contra a desertificação, contra o isolamento, contra o marasmo que as nossas aldeias estão votadas, em suma, dar vida a uma aldeia que mesmo com poucos habitantes continua a dar mostras de de grande vitalidade e dinamismo.
Por isso, você e muitos mais são sempre benvindos às Mós. Espero que vá aperecendo em outros eventos, além de ir visitando este BLOG, que é hoje, de per se, o maior embaixador das Mós.
O seu autor, esse sim, é que é merecedor há muito de uma devida homenagem.
Quanto ás suas palavras, para mim, são mais um motivo de estímulo em continuar e nunca desistir, e a servir, passe o pleonasmo, servindo as Mós.
 
Tenho a certeza que me conhece José Alberto, mas por agora e por razões pessoais fico-me simplesmente por Marco.
Estou atento. Parabéns
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?