15 abril 2004

Cantares Tradicionais das Mós

Crónica das Mós
CANTARES TRADICIONAIS NAS MÓS
O pequeno repositório de cantigas que deixo neste singelo escrito, vem a propósito do “Festival de Música Tradicional Portuguesa”, que a prestimosa Associação de Cultura e Recreio “AS MÓS” tem programado para o próximo dia 22 de Maio de 2004, no âmbito da comemoração do seu 6º aniversário. Este auspicioso evento é um dos vários já realizados e a realizar por meia dúzia de mosenses (quase todos, também, elementos da Junta de Freguesia) que, unidos como os dedos da mão, procuram atingir dois objectivos essenciais: promover o convívio entre os mosenses e os amigos das Mós e recuperar a memória histórica local, para regozijo dos mais velhos e para complementar a formação cultural dos mais novos. Deste modo, vão revitalizando aspectos socioculturais duma povoação que vem padecendo da progressiva desertificação que afecta o mundo rural português. E instituição tão meritória como esta, bem merecedora é do (possível) apoio municipal, para que todos os potenciais usufrutuários possam acalentar a esperança de ver a aldeia das Mós rediviva. Dada a impossibilidade desta “ressurreição” abranger o retorno e a fixação de gente nova e activa (como outrora aconteceu), ela só poderá concretizar-se através da acção continuada da Associação que vai no sentido de motivar, cada vez mais, quer a escassa população residente, quer o crescente número de famílias que amiudadas vezes vêm estanciar nas Mós, por razões tão diversas como são: os laços familiares, o apego à terra natal, a proximidade dos locais de trabalho, a irresistível atracção pelos cenários naturais, a amizade por alguém desta terra, etc.. Mas para além dos merecidos louvores, são necessários incentivos materiais, quer da parte das referidas entidades oficiais, quer das pessoas directa ou indirectamente ligadas às Mós. Todos deverão contribuir para que aquela meia dúzia de “carolas” não esmoreça e continue a sua meritória obra. Pela parte que me toca, com a publicação de escritos, ao mesmo tempo que procuro ajudar a refazer a memória histórica da nossa imorredoira povoação, vou-lhes dedicando palavras de estímulo, incitamento... Desta feita, venho com um apanhado de recordações da minha meninice, ligadas a cantares com que a mocidade de outrora animava a povoação. Não posso chamar-lhes “Músicas Tradicionais”, porque às trovas populares que aqui recordo falta a transcrição musical que as tornaria muito mais expressivas. Só quem se propuser publicar um livro sobre este tema, poderá fazer face aos custos da transcrição musical de um conjunto de trovas populares muito mais alargado do que a amostra que agora apresento. Está longe de ser aquele o meu propósito. Pretendo, apenas, deixar aqui a recordação de modas coreográficas, ou seja, de alguns cantares para danças de roda que quando rapazinho memorizei. Para as enfeitar com as respectivas músicas, não faltarão memórias e vozes bem timbradas (como a da senhora Celeste Castedo) para as tornarem mais expressivas. Começo por transcrever uma antiga modinha que minha saudosa avó paterna (nascida em 1877) recordava, dos seus tempos de menina e moça:
Tenho uma laranja doce,
ao canto do meu baú,
é p’ra dar ao meu amor:
queira Deus que sejas tu.
Queira Deus que sejas tu
amor à minha vontade.
Ai de mim, tanta laranja!
Viva a bela sociedade!
Viva a bela sociedade!
Viva a bela reunião !
Ai de mim, tanta laranja,
tanta laranja no chão!
No primeiro lustro dos anos 40 do século XX, quando a maior parte de europeus e de asiáticos sofria incalculáveis horrores devidos à 2ª Guerra Mundial, nas Mós, uma população jovem, mais numerosa do que nunca, vivia com grande euforia, graças aos proventos do minério (volframite e scheelite), testemunhada na letra da seguinte cantilena:
“Volfrâmio” é pedra escura,
que muita gente procura
dentro do nosso País.
É uma pedra reluzente
que tem feito actualmente
muita gentinha feliz.
Nesse tempo, construíram-se e reconstruíram-se mais do dobro das casas até então existentes. Na maioria dos casos, erguiam-se as paredes, punham-se-lhes os telhados, assoalhavam-se e o interior ficava amplo, sem divisórias. Eram modestos salões propícios à realização dos bailes de quase todos os domingos e feriados. Até ao aparecimento das grafonolas, os cantares tradicionais assumiam um papel determinante na realização dos seculares bailes de roda. E um rapazinho, dos 5 aos 8 anos, de ouvidos atentos, memória fresca e discretamente colocado, ia registando:
Vai de roda, vai de roda,
vai de roda ao redor.
Quanto mais a roda anda
mais eu quero ao meu amor.
Oh que lindo par eu levo,
aqui, à minha direita!
Oh que linda rosa branca
que tão belo cheiro deita!
Que tão belo cheiro deita,
tão belo cheiro deitou.
Oh que linda rosa branca
qu`inda agora aqui chegou!
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Agora é que m’eu maneio
maneavas tu, maneava eu,
vai p’ró pé do teu amor
q’eu cá estou ao pé do meu. (bis)
O meu lencinho das mãos
inda não foi à barrela.
É só p’ra dizer adeus,
quando me for desta terra.
Quando me for desta terra,
três coisas te hei-de pedir:
firmeza e lealdade,
até eu tornar a vir.
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Esta roda está parada,
por falta de haver quem cante,
pois agora cheguei eu,
siga a roda p’ra diante.
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Ora dizem mal, ora dizem mal dos caçadores,
ai por matarem, por matarem os pardais.
Os olhos, os olhos do meu amor
ai inda matam, inda matam muito mais.
Ora ponha aqui, ora ponha aqui o seu pézinho;
ora ponha aqui, ora ponha aqui ao pé do meu.
Ao tirar, ao tirar o seu pézinho,
um abraço, um abraço lhe dou eu.
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Seguindo vamos p’ra frente,
caminho da nossa aldeia,
mostrando as nossas rendas,
mais a nossa fina meia.
E nós, os nossos calções,
nossos pés tão delicados.
Nossos corpinhos bem feitos
pelas damas tão invejados.
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Loureiro, verde loureiro,
loureiro, assim, assim.
Enganaste a donzela:
casa com ela, ó Joaquim.
Casar com ela não caso,
que ela a mim não me faz conta.
Loureiro, verde loureiro,
Seco no meio, verde na ponta.
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Ò amendoeira, que é da tua rama? (bis)
Por causa de ti anda o meu amor em fama. (bis)
Se ele anda em fama, deixá-lo andar; (bis)
em água de rosas o hei-de eu lavar. (bis)
Em água de rosas de verde limão; (bis)
cantar é que é lindo, chorar é que não. (bis)
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Era duma vez um homem
Ai que vivia numa aldeia,
não tinha medo à fome,
depois da barriga cheia.
Canta António, canta António,
Ai que lá em cima vem a aurora.
Quem me dera solteirinha,
Sabendo o que sei agora.
Sabendo o que sei agora,
Ai sabendo o que agora sei.
Canta António, canta António,
canta tu, q`eu já cantei.
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Hei-de subir ò loureiro,
deitar fitas a voar,
o meu amor é caixeiro,
tem muitas para me dar.
Ò loureiro, ò loureiro,
ò loureiro ramalhudo.
Todos fazem o que querem,
E o loureiro paga tudo.
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Ó Elvas, ó Elvas, convento das freiras,
tu és o desterro das moças solteiras.
Um abracinho bem apertado
p’ra matar desejos ao meu namorado (bis)
Um abraço é pouco. Dois é conta certa.
Toma lá mais outro, ora aperta, aperta.
Um abracinho, etc. (bisando)
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Quem tem pinheirais tem pinhas,
quem tem pinhas tem pinhões.
Ai quem tem amores tem zelos!
Quem tem zelos tem paixões!
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Ó senhora cozinheira,
Ai o seu caldo cheira bem!
Dê-me uma malguinha dele,
Ai por alma de quem lá tem!
Por alma de quem lá tem,
Ai diga-me: quem lhe morreu?
Se lhe morreu pai ou mãe...
Ai pela filha morro eu!
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Publicados em “O Fozcoense” de 15 de Abril de 2004. E já nos anos 50, cantava-se:
Povoação das Mós,
nossa terra é bela!
E com alegria
Nós vivemos nela...
José Gomes Quadrado

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