22 maio 2018

AS MÓS E AS LETRAS - I ENCONTRO LITERÁRIO POETAS MOSENSES

Por: Andreia Polido de Almeida


AS MÓS E AS LETRAS - I ENCONTRO LITERÁRIO POETAS MOSENSES

Como mosense foi um enorme privilégio ter sido convidada para estar presente no I Encontro Literário AS MÓS E AS LETRAS, assinalando assim a comemoração dos 20 anos da ACR AS MÓS.

Estiveram presentes alguns dos inúmeros poetas e escritores mosenses que têm documentado as características deste “Vale que Tudo Vale (título de um trabalho académico da minha autoria sobre esta localidade)”.

Para quem não tem conhecimento, esta terra quente tem dado ao país ilustres personalidades das mais distintas áreas: medicina, militares, pedagogos, advogados, psicólogos, sociólogos, poetas e escritores, etc...

Este encontro literário exulta e retrata as vivências de um povo em constante metamorfose, um hino à identidade mosense, “à voz do sangue e da terra” como alude Pascoaes. É um modo de acolher esta simbólica herança cultural!

Intervim com a leitura de poemas da minha autoria e também da inspiradora Almerinda Polido. Seguiram-se as intervenções de Ana Maria Cabral que apresentou o seu livro “Raízes do Tempo”, de Fernando Marçal, de Ana Grifo, de Cristina Quartas, de Paulo Almeida e de Carlos Pedro, que nos presenteou com belíssimas estrofes musicadas.

Futuramente, teremos a possibilidade de desfrutar nas Mós da recente Biblioteca Dr. Jose Gomes Quadrado, onde também estarão patentes arquivos das notícias sobre as Mós desde 1971.

Foi uma tarde expressiva de uma riqueza cultural que ficará positivamente gravada na minha memória!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?