24 fevereiro 2014

XIII Passeio Pedestre - A.C.R."As Mós"


Para quem não acreditava que as Mós e o S. Pedro mantêm um pacto de amizade, o dia de domingo 23 de Fevereiro foi a prova provada desse resultado. O inverno chuvoso fez uma pausa, dando lugar a um dia claro e primaveril para que os 150 participantes pudessem usufruir a beleza da paisagem dos "Vales das Paz", no XIII Passeio Pedestre Amendoeiras em Flor organizado pela Associação de Cultura e Recreio “As Mós”.

Porque o percurso escolhido para o passeio de 2014 é um dos que mais amendoeiras tem e a floração da amendoeira terá atingido o seu clímax neste fim-de-semana, ainda que a subida inicial tenha apanhado de surpresa alguns caminhantes e causado mossa na sua resistência, não será errado dizer que este foi um dos mais bonitos passeios pedestres já organizados.

Enquanto se esperou pelo inicio do passeio, foi posta sobre a mesa, oferecida como “mata-bicho”, uma combinação perfeita de sabores: figos secos e grãos de amêndoa, acompanhados por um Douro generoso das Mós. Neste gesto simpático foi lançado o mote para o que a seguir se testemunhou ser verdade quando, à boa maneira Beirã, se fala a respeito de bem receber quem por bem vier.

A fragrância e o colorido da floração haviam de persistir durante o percurso em torno de outras ilustrações paisagísticas que, motivadas pelo trato do homem, se iam renovando aos olhos dos que, fruindo a natureza, as absorviam como proveito do corpo e da alma.

A alheira, a sopa de cebola, a feijoada e a laranja das Mós servidas por almoço no salão da junta, cuidaram do retempero das forças, favorecendo, pela qualidade, o convívio entre todos, onde a boa disposição se mostrou patente no rosto de cada um e nas palavras de apoio que, no final, muitos dos participantes teceram com a promessa de voltar.

A organização do evento, fortalecida por gente nova, está de parabéns, pois mostrou-se à altura da excelência habitual proporcionada por esta Associação que tão bem e tão longe tem levado o nome da terra que a viu nascer, fazendo jus ao lema associativo onde canta "a nossa terra, mais que tudo, é paixão".
carlos pedro

https://picasaweb.google.com/114496161818387666167/XIIIPasseioPedestre?authuser=0&feat=directlink

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?